Por Alan Caldas (Rocca di Papa - Itália)
O Palácio Apostólico de Castel Gandolfo agora virou museu, pois o franciscano Papa Francisco abriu mão de ter um castelo pessoal.
Em troca, a Santa Sé ganhou um museu, e agora, cobrando ingresso, consegue manter o patrimônio e pagar as muitíssimas despesas que um castelo certamente tem.
Castel Gandolfo é o nome da cidade. E é uma pitoresca cidadezinha a apenas 29 quilômetros de Roma.
É uma cidade romana. Está localizada nas Colinas de Alban e tem uma espetacular vista para o Lago vulcânico Albano, aqui na região do Lazio.
Você sabia que foi no Lazio que se originou a língua portuguesa, não é?
Castel Gandolfo é considerada e com razão uma das cidades mais belas da Itália. E é destino certo de turistas e, também, morada de pessoas com ótimas posses financeiras. É mais ou menos a “Gramado” de Roma.
Erguida em uma colina rochosa logo acima das águas turquesa do lago vulcânico Albano, essa cidade Castel Gandolfo ficou famosa na história por ser o lar de verão dos Papas.
Nela estão também os famosos Jardins Barberini e o jardim Belvedere.
Muitas pessoas aproveitam para fazer piquenique junto ao lago de incomum beleza paisagística. É que, estando ao lado praticamente da superlotada Roma, Castel Gandolfo se destaca como paisagem campestre. Em Roma o urbanismo, em Castel Gandolfo a paz do campo.
Além do museu antes castelo do Papa, cuja entrada é de 24 euros, os fiéis visitam também a Igreja de Santo Tomás de Vilanova na praça principal da vila e a Ninfaeym Doric, que é um sítio arqueológico que fazia parte da residência da Villa do Imperador Domiciano.
Nós não nos hospedamos em Castel Gandolfo e sim em Rocca di Papa. Fica ao lado dela e é igualmente de “tirar o fôlego”.
Digo tirar o fôlego tanto pela beleza medieval no estilo de construções e ruelas, quanto nas inevitáveis e muitas caminhadas morro acima.
Rocca di Papa (pedra do Papa) foi construída numa montanha de pedra e construída, diga-se, bem no pico da montanha, num terreno absolutamente íngreme porém lindo. Nela, caminhar muito e morro acima não é opção, é inevitável.
Aliás, vimos aqui algo que não havia visto ainda: um castelo medieval não muito grande que está à venda.
Se você se interessar, passo o número do vendedor... hê hê hê...