Por Alan Caldas (Cannes - França)
Mônaco tem 37 mil habitantes em 202 hectares de área. Segundo menor país do mundo, é governado por Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Alberto II do Mônaco.
Nice, que está ao lado, é francesa e tem 342 mil habitantes entre montanhas e litoral.
Ao lado de Nice, que está ao lado de Mônaco, fica Antibes. É igualmente francesa, tem 26 km² de área onde moram 74 mil antibenses.
Logo depois de Antibes, que está ao lado de Nice, que fica ao lado de Mônaco, está a cidade francesa de Cannes.
É aqui a terra do Festival Mundial de Cinema. Tem 74 mil habitantes e as ilhas Lérins, ao largo da costa, fazendo parte da cidade de Cannes.
Praticamente ao lado de Cannes, que está ao lado de Antibes, que é limítrofe com Nice, que está grudada em Mônaco, vem Saint-Tropez. Tem só 4 mil habitantes e está no Golfo de Saint-Tropez, que tem 12 municípios dos quais Saint-Tropez é o mais destacado.
Apesar da população fixa nessas 5 cidades ser pequena, elas vivem dos turistas que aos milhões chegam aqui todo ano o ano todo.
Mas por que escrevo isso?
Porque algo impressiona aqui. Esse mar, as montanhas, o povo e suas comidas e bebidas. Tudo aqui é surpreendente.
Quase não dá para acreditar que 5 cidades tão espetaculares assim estejam uma colada na outra. E uma mais bonita que a outra, seja geográfica, administrativa ou socialmente.
O mar daqui é indescritível de tão azul e percorre Mônaco, Nice, Cannes, Antibes e Saint-Tropez que ficam quase coladas entre elas.
É incrível. Andando por esta área e vendo o que vê, você até pensa que em algum lugar por aqui é que Deus deve ter escondido a porta que dá acesso ao Paraíso.
Porque não é possível tanta coisa linda junto sem um Paraíso logo ali.
O mar, as ruas, as pessoas, a organização, a gastronomia, os vinhos, os espumantes, a arquitetura, a alegria de falar com você, a gentileza praticamente crônica de todos em todos os lugares que se vai . . . tudo aqui é realmente para muito, mas muito, muito além do comum.
Há lugares belos no mundo, mas tantos assim tão espetaculares juntos, como aqui, sinceramente, não existe!
Esta região é quase um desrespeito com o restante do planeta.