Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Os seres humanos, de modo geral, temem o desconhecido. Caracterizamos como inimigo, algo ou alguém, que de forma direta ou indireta, nos ameaça, vindo a trazer prejuízos materiais ou dores e sofrimentos, físicos ou morais. Na grande maioria das vezes, acreditamos que o inimigo virá de fora. Pode ser, mas, na grande maioria das vezes, o inimigo está oculto dentro de nós.
Importante um olhar amoroso para dentro de nós mesmos, descobrindo assim que os maiores adversários, mais difíceis, aqueles que não podemos afastar facilmente, estão alojados na nossa alma.
Atualmente todas as nossas armas estão voltadas para um inimigo invisível, mas altamente ameaçador, um vírus. Este medo é real e, com certeza, devemos buscar todas as alternativas possíveis para nos mantermos saudáveis. Mas tem um porém...existe um motivo importante para, nesta fase evolutiva da humanidade, surgir este grande inimigo, ínfimo em seu tamanho, e imensurável nas consequências de seu ataque.
Cada segmento social, o científico, o filosófico, o religioso, através de suas próprias pesquisas, apresenta justificativas e interpretações. A Doutrina Espírita fundamentada nestes três pilares, filosofia, ciência e religião, na quinta obra do Pentateuco Kardequiano, A Gênese, publicada em Paris em 1868, no seu capítulo 18, Os Tempos são chegados, traz as justificativas para os atuais sofrimentos humanos.
No interior de nossos corações, ainda mora o egoísmo, o orgulho, a vaidade, o desânimo, a intemperança mental, o medo... Para extirpar estes inimigos internos, torna-se necessário árduo trabalho de desenvolvimento de virtudes. O manual seguro para esta transformação está no Evangelho de Jesus, o Mestre Nazareno, há dois mil anos, veio nos exemplificar e mostrar o passo a passo no enfrentamento de todos estes inimigos, inclusive o covid-19.
Relata o Espírito Emmanuel, através de Chico Xavier, no livro Alma e coração: “Advertiu-nos Jesus que é preciso perdoar as ofensas setenta vezes sete vezes, e decerto que para nos descartarmos dos inimigos internos - todos eles nascidos na treva da ignorância - prometeu-nos o Senhor: “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”, o que equivale dizer que só estaremos a salvo de nossas calamidades interiores, através do árduo trabalho na oficina da educação”.
*
COMUNICADO
O Centro Espírita Em Busca da Luz, que fica na Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer, está com suas atividades suspensas desde 19 de março em razão da pandemia de Covid-19 A Casa permanecerá fechada até futura mudança nas diretrizes dos órgãos competentes.
Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à Covid-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.