Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Comunidade Evangélica – IECLB
Conta o Evangelho de Lucas que “naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel”. Ao fazer a saudação, a criança estremeceu no ventre de Isabel, que exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”. Maria é bem-aventurada entre todas as mulheres não há como esquecer.
Plena de graça. Maria não pôde se conter e deixou um legado único entre homens e mulheres da Bíblia, uma canção no Evangelho de Lucas 1.46, dizendo: “A minha alma engrandece ao Senhor....o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva... e todas as gerações me considerarão bem-aventurada, o Poderoso me fez grandes coisas... Santo é o seu nome”
Bem-aventurada é Maria por sua humildade, por sua disposição em acolher no seu corpo os planos de Deus, por acolher uma criança em tempos difíceis. Será que alcançamos essa humildade? Será que alcançamos a disposição de acolher os planos de Deus em nossos corpos. Por vezes, como este do nascimento de Jesus, seus planos são lentos aos nossos olhos, são de espera e de esperança. Sim, pacientemente Maria gestou uma esperança, acalentou e alimentou, ensinou, ajudou a caminhar quem veio para nos humanizar, Aquele veio para nos falar de uma realidade possível de se concretizar. Uma realidade sem ódio, sem preconceito, plena de amor e seus sinais.
Estamos vivendo um novo e diferente Advento, marcado por experiências inesperadas. Pensem na humildade de Maria e no tempo que ela levou para ajudar a nossa esperança crescer. Sei que estamos cansados desta pandemia, mas o tempo opera os seus cuidados e também dá sabedoria. Ainda é tempo de persistir no cuidado da vida, assim como fez Maria e José para com a criança, razão de nossa esperança.
A pandemia nos coloca a vivência de um Advento e Natal mais paciente, de atenção à vida, de atenção para o próximo. Não será um tempo triste, está e sendo e ficará marcado como um tempo inesquecível.