Por Carmen Backes*
Perto de comemorar 25 anos de trabalho com arte, aprendendo e ensinando, fui convidada para escrever um pouco sobre este mundo fantástico da Arte. Agradeço muito a oportunidade de levar aos leitores umas pinceladas sobre este tema que vemos todos os dias e não nos damos conta da sua importância.
O que é ARTE?
Arte em toda a história da humanidade é uma forma do artista de expressar sua visão do momento que ele vive. Seja sua história, sua cultura, seus valores estéticos ou ainda suas emoções.
Existem muitas formas para deixarmos um legado de nossas habilidades “artísticas”. Podemos cantar, pintar, interpretar, fotografar, dançar, esculpir... e, dentro destas áreas, tem muitas linhas para se aprofundar. Onde podemos mergulhar e explorar campos infinitos de temas e usa-los para o nosso propósito, para a nossa mensagem.
Muitos perguntam:
- Qual a diferença entre Arte e Artesanato?
A arte representa a emoção do artista, com estudos, técnicas e experiências. O artesanato é normalmente feito com a intenção de venda, de várias peças similares. Geralmente utilitárias ou somente decorativas.
Algumas obras de artesãos até podem ser obras de arte concebidas por algum artista, como acontece na Arquitetura, onde o arquiteto é o artista e o pedreiro o artesão. A diferença entre ambos é que o artesão produz em uma escala maior que o artista.
Por que a Arte é tão importante na vida do ser humano? Porque conhecer a arte que é praticada pela nossa sociedade ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade. Contudo o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas, o que amplia a nossa visão do mundo.
Em outra oportunidade veremos a aplicação da arte no cotidiano.
Até a próxima!
(*) Carmen Backes é Mestra em Arte Decorativa e artista plástica