Por Alan Caldas (Florença - Itália)
Florença começa lá no início do tempo. E quando os romanos chegam aqui, antes de Cristo, a dominam. Secam o pântano que existia nesta área. Transformam a região em solo fértil. E Florença se engrandece e se prepara para alçar um voo que a faria entrar mundialmente na história humana como a Cidade da Arte.
Nos séculos seguintes, Florença vê surgir uma nova classe social, a dos comerciantes. E, com o dinheiro, surgem aqui os banqueiros. Estes lançam o Fiorino, uma moeda com 3 gramas e meio de ouro maciço que revoluciona o mundo dos negócios.
Aqui surgiria os empréstimos. Os banqueiros florentinos emprestavam dinheiro para os Papas. E monarcas da Europa vinham aqui buscar dinheiro emprestado para administrar seus reinos.
No tempo surge aqui a família Medici, praticamente dona de Florença por 3 séculos e meio.
Essa família teve um representante, Lorenzo de Medici, que de tão genial foi cognominado de “o Magnífico”.
Lorenzo apoiou artes e ciência e tornou Florença reconhecida como cidade da arte.
Pintura. Escultura. Museus. Música. Teatro. Dança. Não teve o que o Magnífico Lorenzo não apoiasse e incentivasse em arte.
Ele é reconhecido no mundo das pessoas cultas como o homem que mudou para sempre e para melhor a história da arte no mundo.
Hoje Florença tem 383 mil habitantes. Tem uma cidade antiga, o Centro Histórico, e uma nova, moderna e agitada. Só museus Florença tem mais de 40.
Quem mora em Florença convive com milhares de turistas se acotovelando diariamente nas igrejas e praças.
Nos milhares de bares e restaurantes, o prato típico da cidade é a bisteca florentina. É um pedaço de carne que custa 24 ou 30 euros por pessoa. E tem, é claro, massa e pizza, sem as quais italiano e turista não vivem.
Os preços aqui são mais altos. Noutras cidades, 3 bolas do melhor sorvete do mundo custa 4 ou 5 euros. Aqui, UMA bola sai por 6 euros e 50.
O mesmo vale para massa, que noutras cidade é 10 ou 12 o prato e aqui é 15 ou mais. Cerveja igual. Vinho idem. Aluguel de apartamento também.
O vinho deles vem das uvas aqui da Toscana. E ontem, vindo para cá, fotografei o odômetro do carro marcando 39,5°C. Fiquei pensando na alta qualidade calórica do vinho Chianti deles.
E, agora, degustando ele enquanto escrevo para você, posso atestar que o Chianti é simplesmente es - pe - ta - cu - lar.
Salute!!!!!
FOTOS
1. O Duomo de Florença, conhecido também como Santa Maria del Fiore ou Catedral de Florença, está na Praça do Duomo. Sua construção iniciou no final do século XIII. O ingresso para subir lá no Duomo é 19 euros. Dizem que é lindo. Eu não fui.
2. Fundada em 59 a.C., Florença é o berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo. Tem nada mais nada menos do que 30% de todos os tesouros artísticos da humanidade, classificados pela UNESCO. Florença (Firenze para os italianos) é a capital da região Toscana. É um verdadeiro museu a céu aberto, com um patrimônio artístico de valor incomensurável e no qual se “tropeça” em cada esquina.
3. Noivas do mundo todo vêm para cá, com suas fotos, para registrar um “casamento em Florença”, cidade cujo nome vem dos lírios que existiam aqui.