Rev. Laercio Knaak Roloff / Comunidade Luterana – IELB
No Salmo 91 temos uma forte confissão de fé e exemplo de vida confiada na segurança da proteção de Deus, a qual nos exorta a todos os leitores a buscar refúgio no Senhor quando vierem as adversidades.
Parece até que este salmo foi escrito nestes dias atuais, e nos faz refletir.
Assim diz o Salmo 91.1-10:
1 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
2- diz ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.
3- Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4- Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo.
5- Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia,
6 - nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 - Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido.
8 - Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios.
9 - Você disse: “O Senhor é o meu refúgio”. Você fez do Altíssimo a sua morada.
10 - Nenhum mal lhe sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda.
Qual é o seu medo hoje? Ir trabalhar? Chegar no trabalho e ouvir que você foi despedido? Estar sem trabalho e não saber quando conseguirás outro? Ir na escola ou faculdade, ou melhor, nem preocupado por não saber se voltarás este ano? Ir ao hospital, lá podes te contagiar com algum vírus? Vir na igreja, onde pode ter pessoas contagiadas? Ficar em casa?
Nos dias atuais, algumas construções se parecem com verdadeiras fortalezas. Muros altos, cercas elétricas e câmeras de segurança fazem parte do cenário urbano atual. Pessoas tentam resguardar a sua vida e o seu patrimônio. Mas apesar de todo esse aparato, ainda ouvimos falar sobre crimes, e a sensação que temos é a de que não estamos seguros. Investimos a nossa vida em coisas que tentamos proteger, mas sabemos que, de uma hora para outra, os nossos castelos de areia poderão ser levados pelas ondas do mar da vida. Diante disso, ficamos com medo e perguntamos: onde podemos encontrar proteção?
O outro cenário é, mesmo com toda a proteção e cuidado que queiramos ter, estamos sujeitos a contaminar-nos com doenças e pragas que estão em nossa volta. E isso também nos causa muito medo, pois nos deparamos com um inimigo que pode ser mortal.
O salmista olha para o céu e exclama e demonstra confiança: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.” (Sl 91.2). Ele sabe que muralhas, sistemas de segurança e proteção podem falhar, mas o Pai do céu jamais falhará. Quando Jesus morreu na cruz ele nos reconciliou com o Deus que é o Criador de todo o universo. E ao ser ressuscitado dos mortos, Jesus mostrou que a vida dos filhos de Deus é eterna e será gloriosa. A nossa vida não se resume aos tesouros que acumulamos aqui e que podemos perder de uma hora para outra, e nem a vida com saúde plena. Mas ela está guardada por Deus, já agora e para sempre!
A pessoa que, quando está com medo, procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: Sim, aquele que tem fé em Jesus possui tesouros onde a ferrugem não estraga, as traças não destroem e o ladrão não pode roubar, e nem praga nenhuma nos atacar. E por isso está seguro e pode dizer: “Tu és o meu Deus; eu confio em ti”.