Por Sérgio Wirth*
Pois é, está todo mundo confuso no abre o comércio ou fica fechado. Nós tomamos a decisão de fechar a fábrica por 30 dias. Todo mundo foi orientado a ficar em casa. Somente 3 ou 4 pessoas ficaram, para serviço burocrático: a contadora, o serviço bancário e o serviço de exportação. Nem eu fui na fábrica, nestas duas semanas, e faço minha comunicação de casa.
Acho que fechar por 30 dias não vai quebrar ninguém. As férias também são de 30 dias. Não fizemos férias adiantadas. Fizemos um acordo de parada, por 30 dias, e todos vão receber o pagamento cheio. Depois, vamos negociar com os funcionários de como acertar, poderemos descontar até 5 dias por mês, quando voltarmos a trabalhar, ou podemos reduzir as próximas férias. Enfim, vamos deixar passar a quarentena e depois vamos negociar com os funcionários.
Não concordo quando dizem que ninguém mais tem dinheiro. Todo mundo recebeu. Assim como nós temos que ter uma reserva de emergência, para garantir o sustento dos funcionários na crise, os autônomos também têm de fazer suas economias. Uma regra simples de economia familiar ou doméstica: cada trabalhador tem que conseguir, ao longo do tempo, fazer uma economia de conseguir se sustentar por 6 meses. Claro que não vale para quem está começando. Mas um trabalhador que está 10/15 anos trabalhando, tem que ter feito esta economia. Se não fez, gastou mal o dinheiro.
Orientamos nossos funcionários de gastar somente o necessário (alimentos, água e luz), cozinhar em casa, não comer xis, pois custa caro, fazer economia de guerra. E, se tudo isto não for o suficiente, vai vir a ajuda do governo, seguro-desemprego por mais 3 meses e o saque do fundo até 3 anos acumulados.
Nesta hora, é importante quem trabalha em empresa séria. Agora o patrão vai gastar o lucro para manter os empregos, não é botar no bolso, como os sindicalistas sempre diziam. O lucro também tem que ser a reserva para crise. É ruim fechar. Tudo para. Mas 30 dias não deveriam de gerar essa polêmica de todo mundo.
(*) Sérgio é diretor da Calçados Wirth