Por Alan Caldas – Editor
Nunca se deve desistir, me diziam lá no Colégio Padre Efrem, em Vacaria. Eu acreditei. E essa ideia do “labor omnia vince”, lema da escola, me persegue ainda hoje, mais de meio século depois.
Sempre gostei de pães. E ainda recordo do aroma de pão que sentia quando, na adolescência e por um brevíssimo tempo, trabalhei na padaria Bonfá. Fazíamos de Kombi o reparte de pães e doces pelos armazéns lá de Vacaria.
Foi num mês de julho. Um inverno gelado, eu lembro. Chegava lá às 5 da manhã. Frio de rachar. Chegava encarangado. Mas, ao entrar na padaria eu sentia aquele adorável aroma de pão assando, e isso fazia meu dia ser espetacular.
Mas, voltando ao dia de hoje. O pão que fiz neste domingo finalmente saiu tal qual o esperado. Aleluia!
Tudo bem que “nem só de pão vive o homem”. É o que diz a Bíblia. Matheus 4:4. É isso?
Pode ser. Mas é muito bom ver que, depois de várias tentativas frustradas, onde você de raiva até joga o produto na parede, finalmente se “chega lá” e então pão é pão e não pedra. Kkk...
Pode parecer bobagem. Mas tentei muitas e muitas vezes fazer pão. Minha mãe, irmãs e tias e sobrinhos faziam fácil, fácil, fácil. Porém o meu sempre ficava péssimo. Uma pedra, todos eles. Se mordesse quebrava os dentes...
E olha que sou metido a cozinheiro. Tenho diploma do Senac Porto Alegre, em cozinha. Cinco meses ralando todos os dias para aprender a cozinhar e pegar um diploma que obviamente só me serve para fazer ‘jantinhas show’ em casa. Mas o amor precisa disso. Não precisa? Janta, vinho, bate-papo... disso é feito o romance. E cozinhar ajuda muito nesse quesito.
Mas pão... Benzadeus!
Foi uma tragédia em todas as tentativas que fiz. E foram várias tentativas. Parecia bruxaria.
No domingo, porém, o pão ficou perfeito. E, cá para nós, menos que perfeito vale nada. É ou não é?
Então está aí. Pão com assinatura.
Estou me exibindo? Não. Claro que não!
Sei que praticamente todo mundo na nossa querida Dois Irmãos é craque em fazer pão. Mas eu... eu, no jogo do pão, não era escalado nem para o banco de reservas. Hê hê hê... E agora acertei.
Estou só dividindo a alegria.
Abraços a todos vocês, que quero tanto bem.