Por Alan Caldas (Milão - Itália)
Chegamos em Milão, na Lombardia, um dia antes do feriado de Ferragosto, quando mais de 60% das pessoas saem de férias aqui na Itália.
O destaque de Milão é a Catedral, com quase 12 mil m² de área construída. É o terceiro maior edifício religioso da Europa e só fica atrás da Basílica de São Pedro e da Catedral de Sevilha. Dizer que é linda é pouco e o entorno dela é tão incrível quanto ela.
Milão é a capital mundial da moda e do design e não há “grande marca” que não esteja por aqui.
Ao redor da Catedral, por exemplo, estão 4 ruas chamadas de Quadrilátero da Moda. Nelas se tropeça em preços de roupas que, mesmo não parecendo “tudo aquilo”, têm logotipo de marca famosa e isso lhes “agrega valor” e faz custar preços inconcebíveis para simples mortais como eu.
Ao lado da catedral está a Galeria Vittorio Emanuele, cuja riqueza e detalhes são de uma imponência igualmente sem palavras. Só vendo, mesmo.
Milão é também a “casa” de uma das mais famosas obras de Leonardo da Vinci.
A “última ceia de Cristo” está aqui e não é um quadro e sim um afresco. É uma parede pintada por Da Vinci em 1495 na igreja de Santa Maria delle Grazie.
Mais à frente da Catedral está o teatro Scala, cujo interior é tão sofisticado e glorioso que há quem diga que é uma das coisas mais belas que você verá em toda sua vida.
Outra atração no visual de Milão e que convida a uma “passeggiata” pelas ruas é o bairro Porta Nuova.
Caminhando por ali se vê edifícios magníficos como a Torre Unicredit e sua agulha e o famoso Bosque Vertical, o primeiro prédio residencial a cobrir toda a fachada com árvores e arbustos.
Outro lugar incrível é o City Life, uma área desativada na antiga feira de Milão onde estão os três edifícios que os milaneses apelidaram de Torto, Curvo e Reto.
Estando em Milão é obrigatório saborear o verdadeiro risoto à milanesa, que é com ossobuco, e comer uma “cotoletta”, que é o famoso bife à Milanesa. E se fizer isso durante o happy hour, você estará no que eles chamam aqui de “aperitivo”.
*
As dimensões do Duomo de Milão impressionam:
São 157 metros de comprimento e 109 de largura, gerando quase 12 mil me² de área construída.
O duomo é o terceiro maior edifício religioso da Europa, atrás apenas da Basílica de São Pedro, em Roma, e da Catedral de Sevilha, na Espanha.