Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Nesta semana comemoramos o Dia do Professor. Ah se a humanidade entendesse a importância de um verdadeiro educador, com certeza já teríamos um mundo melhor há mais tempo.
O nobre pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail que o mundo conheceu pelo seu pseudônimo de Allan Kardec, foi o codificador do Espiritismo. Por ser um grande educador trouxe à Doutrina Espírita o viés importante da transformação moral do indivíduo pela educação. Aprendemos com os Espíritos amigos que a boa educação é o melhor Investimento do Espírito.
Quando o homem entender que a educação se constitui em alicerce seguro para uma pacífica e equilibrada vida em comunidade, por promover os legítimos processos de respeito e justiça que ensejam à evolução moral do indivíduo, e consequentemente da sociedade, tudo se modificará para melhor. A educação não se resume simplesmente no preparo para a vida através do desenvolvimento intelectual do indivíduo mediante a aquisição de conhecimentos pelos métodos da aprendizagem acadêmica. Nos dizem os Espíritos Superiores: “Em todos os lugares e posições, cada qual pode revelar qualidades divinas para a edificação de quantos com ele convivem. Aprender e ensinar constituem tarefas de cada hora, para que colaboremos no engrandecimento do tesouro comum de sabedoria e de amor”. Com estas palavras entendemos que ora somos alunos, ora professores, assim deve caminhar a humanidade rumo à perfeição, colaborando uns com os outros, lembrando que somos seres gregários e interdependentes.
Precisamos saber diferenciar a educação da instrução. A instrução é setor da educação, na qual os valores do intelecto encontram necessário cultivo. A educação, porém, abrange área muito maior, não se restringe apenas ao desenvolvimento da cultura externa do indivíduo, representa a transformação moral espiritual do ser criado para a perfeição e felicidade relativas.
Na questão 917 de O Livro dos Espíritos consta que (…) A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação…
O Espiritismo sendo uma doutrina eminentemente racional oferece preciosos recursos para a edificação dos valores da educação. O Espiritismo valoriza as ocorrências desde as raízes da vida do ser reencarnado, através dos tempos, de modo a elucidar as tendências positivas ou negativas que repontam desde os primeiros dias da conjuntura carnal. A condução adequada da criança pelos pais, corrigindo tendências negativas e incentivando o bem, é missão do homem encarnado.
Uma sociedade sadia respeita seus professores, dando-lhes o devido valor e respeito. Estes por sua vez, sendo verdadeiramente educadores, cumprirão com amor e carinho esta divina função que é educar.