Tatieli Canabarro e Liliane de Almeida
Fala-se muito sobre habilidade hoje em dia, mas de verdade, você saberia dizer quais são as principais habilidades que o empreendedorismo exige?
Quando pensamos em “empreender”, nos vem em mente poder escolher os horários de trabalho, decidir como conduzir uma empresa, fazer o próprio salário, ter autonomia e liberdade… Mas, quantas pessoas tentam tirar do papel suas ideias de negócios e por diferentes razões percebem seu projeto escorrendo pelas mãos devido às inúmeras demandas que “ser seu próprio chefe” apresenta?
Agir como um verdadeiro “dono” de um negócio depende de muitos fatores e, mesmo que sua ideia seja espetacular, para torná-la viável e rentável, você precisa também investir na qualificação pessoal, aprimorando e desenvolvendo novas habilidades.
Mas por que desenvolver novas habilidades se eu tenho um conhecimento profundo sobre o produto ou serviço que pretendo oferecer?
Porque o empreendedor é aquele que sai da sua zona de conforto, que enxerga oportunidades onde ninguém mais enxerga e que tem coragem para colocar em funcionamento suas ideias, porém, se vê diante de obstáculos não previstos, burocracias, desorganização, e que muitas vezes ele não tem conhecimento de como resolver.
Então, se você ainda não chegou nesse patamar tão desejado e merecedor, provavelmente é porque ainda existe algo que você precisa desenvolver, ou melhor, autodesenvolver.
Considerando nossa experiência e conhecimento junto a inúmeros empresários e também o que muitos experts na área de desenvolvimento de lideranças empreendedoras expõe sobre o tema, decidimos compartilhar as principais habilidades para um empreendedor de sucesso.
10 habilidades que todo empreendedor de sucesso precisa desenvolver
1 - Ter iniciativa e buscar oportunidades de negócios
A iniciativa é uma qualidade de pessoas dispostas a fazer acontecer, portanto, ela é indispensável para empreendedores que não podem apenas contar com a sorte, é preciso mais, é preciso de fato, fazer com que situações aconteçam e se tornem realidade, o que depende de movimentos, de atitudes e principalmente da iniciativa.
2 - Persistência, constância e resiliência
Veja que essas 3 características estão muito presentes em pessoas que valorizam a vida. Mas não devemos confundir essas palavras, pois tem diferenças entre si. Ou seja, um empreendedor precisa perseverar que é manter-se determinado em alcançar as metas e o objetivo. A constância tem mais a ver com fazer repetidamente, até que fique bom nisso, e por fim, a resiliência que é o poder de se reerguer diante as dificuldades, ambas características fundamentais para uma boa gestão de negócios.
3 - Calcular risco e criar condições para driblá-los
Empreender é arriscado. Mas precisamos tentar diminuir os riscos, mapeando os mesmos, por mais ou menos prováveis que possam ser. E depois disso, criar estratégias e se preparar para driblar ou mitigar esses riscos.
4 - É imprescindível se preocupar com qualidade e a eficiência
Lembre-se de oferecer sempre os melhores produtos, os melhores serviços e o melhor atendimento, sob o ponto de vista do SEU CLIENTE. Tenha isso como uma obrigação e não negocie esses três ingredientes, pois é isso que vai te destacar dos concorrentes e agregar valor ao seu negócio.
5 - Você vai precisar se comprometer
Comprometimento é uma palavra que todo empreendedor precisa emoldurar em um quadro e deixar à sua vista. Não é porque não tem ninguém olhando que você pode se dar ao luxo de não fazer nada. Se você, que é dono, não se compromete, como pode esperar isso da equipe?
6 - Busque informações, se instrua
Aqui, não falamos de estudar algo aleatório, mas sim, estudar os assuntos pertinentes ao seu negócio, em especial, à gestão de negócios. Afinal, é somente com conhecimento sobre gestão que você vai manter seu negócio saudável, seja ele uma indústria, um comércio ou uma prestação de serviços. Aprenda a analisar os números do seu empreendimento pois é através deste acompanhamento que você consegue obter dados e informações suficientes para uma tomada de decisão assertiva no seu negócio.
7- Sempre tenha metas
Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! Contudo, nos negócios não é qualquer caminho que serve, concorda? Então saiba o que você quer, tenha clareza sobre onde deseja chegar e coloque isso no papel em forma de metas.
8 - Planeje e monitore
Gestão! É isso que você precisa ter em mente quando o assunto é empreendedorismo. Precisa saber gerenciar, desde uma boa campanha de liquidação até uma negociação milionária - Isso é gestão eficiente! Com a gestão financeira, comercial, administrativa, de pessoal, você concretiza os objetivos de crescimento estabelecidos para o seu negócio.
9 - Seja persuasivo e tenha rede de contatos
Nada é mais eficiente em um negócio do que se sentar na mesa certa com as pessoas certas, e saber conduzir a conversa a fim de fechar negócios ou fazer parcerias futuras. Esteja aberto e tenha convivências verdadeiras e conversas estratégicas!
10 - Assuma uma postura de independência e autoconfiança
Ser um empreendedor independente é assumir posturas de compromisso, antes de tudo, para consigo, com seus objetivos e consequentemente para com os demais que estão por perto. Além disso, se você mesmo não se vê capaz de empreender, se você mesmo não confia em você, como espera que uma empresa te contrate confiando em você?
Liliane de Almeida
CEO e consultora da ALM Consultoria
Tatieli Canabarro
Sócia-gestora e consultora da ALM Consultoria