Investidora Lurdes Nicoli explica por que ocorre a variação no preço da gasolina
Para entender o aumento é preciso saber que a gasolina é um produto derivado do petróleo. O petróleo, por sua vez, é uma commoditie precificada em dólares. Em fevereiro de 2020, para cada dólar era necessário pouco mais de 4 reais, enquanto que o barril de petróleo estava sendo negociado a cerca de 50 dólares.
Com a melhora da economia em diversos países, o preço do barril de petróleo subiu, e agora está sendo negociado por um valor superior a 65 dólares. Enquanto o preço do barril aumenta, a moeda brasileira continua desvalorizada, sendo necessários mais de 5,50 reais para cada dólar. Neste momento, pode-se afirmar que o motivo do aumento na gasolina está relacionado com a alta do dólar, já que o petróleo é negociado nesta moeda. O real, a cada instabilidade política, desvaloriza. A instabilidade aumenta o risco, fazendo com que os investidores retirem seus recursos do Brasil e os levem para países mais estáveis e seguros.
O Brasil não é autossuficiente na produção de combustíveis. A cada quatro litros de diesel que consome, um litro é importado e 10% da gasolina também. Para viabilizar essas importações, a Petrobras tem que praticar preços em linha com os preços internacionais, e se não fizer isso ela terá prejuízos. De 2011 a 2015, o valor da gasolina foi mais estável porque o caixa da Petrobras absorveu o prejuízo. Por este motivo, a companhia quase quebrou.
Com a desvalorização do real frente ao dólar, ocorrem outros aumentos, ou seja, todas as matérias-primas importadas aumentam. Essa situação está forçando aumento da inflação e de produtos como um todo. Vale lembrar que o combustível afeta diretamente o preço dos transportes, o que reflete nos preços finais dos produtos. Quem paga a conta sempre é a população menos favorecida, pois usa a maior parte do seu dinheiro para adquirir itens essenciais para a sobrevivência.
Mas qual a solução?
Para contornar esse impasse, se faz necessário investir mais em vias ferroviárias, malha hidroviária, veículos elétricos com energia sustentável, como a energia solar e eólica. Além disso, apoiar a criação de indústrias e, desta forma, exportar produtos prontos. O Brasil é um grande exportador de produtos primários, ou seja, matéria-prima bruta. O ganho maior está na transformação e exportação de produtos finalizados. Para mais informações, acesse o perfil @lurdesnicoli no Instagram.
VOCÊ SABIA?
Do preço final da gasolina, a maior parcela é formada por impostos. No Rio Grande do Sul, o tributo federal e o estadual representam quase metade do preço do litro do combustível, aproximadamente 45%. A redução de impostos faria o preço cair, mas a variação do preço continuaria ocorrendo.