Pastor Leomar Fenner – Comunidade Evangélica (IECLB)
Quando José soube da gravidez de Maria, entrou em crise. Pensou em abandonar essa mulher. Mas teve medo das consequências dessa decisão. Então ele sonhou. E eis que Deus lhe disse: “José, filho de Davi, não tenha medo, pois essa criança que vai nascer é Emanuel, Deus conosco”. Vivemos tempos de crise e desânimo. Mas é Advento.
Podemos nos encorajar mutuamente, orientados pela Palavra de Deus. Confessamos nosso sentimento de medo, diante da pandemia, pelo isolamento, pelas mortes, pelo aumento dos preços e o alto custo de tudo. Temos medos por diversos motivos. E aí ficamos arrasados. O medo nos congela. Confessamos que deixamos nossa resistência enfraquecer. Sem coragem, deixamos de enfrentar os riscos que ameaçam a vida. Confessamos que, por causa do medo, facilmente acabamos ouvindo e seguindo outras propostas que não promovem a Vida. Deixamo-nos abater e envolver em projetos que, por fim, conduzem à morte. Frágeis, desconfiamos de quem está próximo de nós.
Conforme o profeta Miquéias, o Deus Emanuel vem ao nosso encontro, não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia (Mq 7.18). Em Jesus, Deus perdoa os nossos pecados. Isto é motivo de esperança para nós. Porque Deus está entre nós, podemos vencer o medo e nos alegrar. Dessa presença de Deus entre nós nos fala a mensagem de Natal.
Senhor, vem e acende em nós a chama da fé e da esperança. Aproxima-te de nós. Faze com que andemos de cabeça erguida e confiemos na tua presença junto a nós. Senhor, acorda-nos para podermos ouvir tua Palavra com ouvidos atentos. Ensina-nos a sonhar com a vida em abundância, livre e envolta pela paz e a justiça de Jesus.
Amém.