Por Alan Caldas – Editor
Essa foto é da mesquita Kocatepe, a maior da cidade. Vou escrever e postar dia a dia fotos desta cidade com 6 milhões de pessoas em seu entorno. Mas, antes, me permita dar algumas informações sobre a Turquia.
A Turquia surgiu em 1923, quando a República substituiu o Império Otomano, que havia sido instituído em 1299. A hoje população turca foi formada por diversos povos. Pessoas que, lá pelos anos 1200, saíram de onde moravam e vieram se fixar aqui nesta região. Eram imigrantes e filhos de, como somos nós, os brasileiros. Esses povos que vieram para cá formaram inicialmente mínimos povoados. Depois pequenas aldeias, que se transformaram em vilas que foram dando vida às cidades.
Assim, e ao longo dos séculos foram surgindo as 7 regiões da Turquia, que hoje são:
Região do Egeu. Região do Mar Negro. Região da Anatólia Central. Região da Anatólia Oriental. Região de Mármara. Região do Mediterrâneo e Região do Sudeste da Anatólia. A população daqui guerreou muito para ser quem é hoje. Foi assim porque eles ora eram invadidos e ora se libertavam, correndo na espada os invasores. Na defesa do território, ficaram famosos por, como disse Napoleão Bonaparte: “Não fazer prisioneiros nas guerras que venciam”. Perdeu, morreu.
Foi assim que aquelas pessoas que vieram de longe acabaram se tornando este magnífico povo, culto, gentil e atencioso que hoje se chama República da Turquia e que tão bem e tão delicadamente recebe os estrangeiros. A paz aqui só foi definitivamente alcançada em 11 de outubro de 1922, quando terminou a última e sangrenta guerra com a Grécia. Um ano depois, em 24 de julho de 1923, se instala a República da Turquia, se reconhece o governo de Ancara como sucessor do poder otomano e se definem, ali, as fronteiras do país. Surgiu finalmente o que hoje chamamos de Turquia. E, de lá para cá a Turquia só cresceu.
Sua população é de 85 milhões e o seu PIB é de 692 bilhões de Euros, o que a coloca em 19° lugar no mundo. Em ternos de religião a população daqui é predominante muçulmana, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua é o curdo, visto que os curdos representam 18% da população do país. A saúde é gratuita para todos os turcos. O ensino elementar é gratuito. A universidade é paga, mas custa apenas entre 100 e 350 Euros POR ANO. Uma barbada! O ingresso por vestibular, uma vez ao ano.
A segurança é total. Não há casos recente de policiais corruptos. E, assim, sem a polícia se beneficiando do crime e o incentivando, o crime não prospera. E o cidadão vive em paz e sem medo. E essa é, leitora e leitor, em reduzidíssima síntese a Turquia da qual passarei a lhe escrever.