Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Jesus em sua passagem entre nós nos deixou muitos ensinamentos. Como grande e perfeito pedagogo, se utilizava de metáforas e passagens do quotidiano de sua época, para se fazer entendido por nós, seres de pouco conhecimento. Muitas de suas falas não são tão fáceis de interpretar, a essência de sua mensagem está por trás, além da letra.
Quando passamos a estudar mais profundamente tudo que está registrado como ensinos do Mestre Nazareno, vemos que sua orientação é atemporal, mesmo tendo sido colocada há mais de 2000 anos retrata necessidades do agora. A sociedade apresenta os mesmos problemas, dores, mazelas. Pouca mudança moral do homem neste período até o presente.
É com este olhar, atual, prático e de vivência no quotidiano que precisamos buscar, nestes estudos da palavra de Jesus, o caminho para nossa felicidade.
A parábola do credor incompassivo (Mateus 18:23-35) é um destes conteúdos que requer uma reflexão mais profunda. Fala a parábola do homem que foi ao seu Rei solicitar misericórdia por suas dívidas para que não perdesse tudo que possuía. Recebeu de seu Senhor esta moratória. Ao sair do palácio do rei, deparou-se com um de seus devedores e não teve o mesmo sentimento de perdão e misericórdia, cobrando com violência desta pessoa, o que julgava ser seu de direito. Entregue novamente ao Rei, foi condenado.
“Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Mateus, 18: 33) Ao olharmos para nosso quotidiano podemos ver como somos ainda egoístas, inclementes com o outro. Quando o acontecimento é conosco ou com quem amamos rogamos o perdão, o entendimento e a misericórdia. Facilmente julgamos o vizinho, mas não queremos julgamentos ou críticas sobre nossos atos. Infringimos regras quando nos convém, mas apontamos o dedo condenador, sem piedade ou análise respeitosa em relação ao erro do irmão desavisado. Assim somos todos nós, ainda distantes da vivência dos ensinos do grande Mestre Jesus.
Nos ensina o nobre Espírito Emmanuel no livro Caminho, Verdade e Vida, capítulo 20: Se o Eterno encaminhou ao teu ambiente um companheiro menos desejável, tem compaixão e ensina sempre. Eleva os que te rodeiam. Santifica os laços que Jesus promoveu a bem de tua alma e de todos os que te cercam. Se a tarefa apresenta obstáculos, lembra-te das inúmeras vezes em que o Cristo já aplicou misericórdia ao teu espírito. Isso atenua as sombras do coração. Observa em cada companheiro de luta ou do dia uma bênção e uma oportunidade de atender ao programa divino, acerca de tua existência. Há dificuldades e percalços, incompreensões e desentendimentos? Usa a misericórdia que Jesus já usou contigo, dando-te nova ocasião de santificar e de aprender.
Ninguém disse ser fácil viver estes ensinos, mas são fundamentais para nossa felicidade. Façamos nossa parte...
*
COMUNICAÇÃO
O CENTRO ESPÍRITA EM BUSCA DA LUZ
Rua Sapiranga, 30, sala 209
Centro Comercial Ramiro Kraemer - DOIS IRMÃOS - RS
Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente a pandemia da COVID-19, INFORMA: Fazemos atendimento fraterno com hora previamente marcada, tomando todos os cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento determinados em lei.
Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate à COVID-19, diariamente, às 19h30. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei”.