P. Leomar Erlei Fenner – Comunidade Evangélica (IECLB)
Que sonhos você tem para a tua vida? Você ainda sonha algo para ti, ou para a tua família? Ou já desististe de sonhar?
Não me refiro aos sonhos noturnos. Eu tenho em vista os sonhos durante o dia, os sonhos diurnos. Também para estes, vale: Todo mundo sonha. A gente pode sonhar com o passado. Os nossos pensamentos se voltam para trás e revivem situações de felicidade. Temos saudade de pessoas que faleceram e já não estão conosco. Sonhamos com os tempos em que éramos jovens, cheios de vigor e saúde, de planos e de energia. Sonhamos com chances que tínhamos e que, infelizmente, desperdiçamos. Nostalgia é uma forma de sonho que se prende a um passado supostamente dourado. Ai! Como seria bom se os tempos de outrora voltassem. Lamentavelmente eles não voltam, nunca mais.
Enquanto pessoas idosas sonham antes com o passado, a juventude sonha com o futuro. Adolescentes imaginam como será quando terão renda própria e se tornaram independentes dos pais, quando conseguirão algum patrimônio, quando terão família. Gente jovem sonha com o sucesso profissional, com a amizade e a aventura. Infelizmente há também sonhos muito constrangedores que envergonham a sociedade. Há crianças que sonham com um prato de comida, com a possibilidade de estudar, com a volta do pai que as abandonou.
O profeta Isaías [Isaías 25:1-9] também tem sonhos. O profeta sonha com um futuro que ainda não se fez. Ele inicia com um hino de louvor e gratidão. “Ó, Senhor, tu és o meu Deus. Eu te adorarei e louvarei o teu nome, pois tens feito coisas maravilhosas.” E o profeta prossegue sonhando. Torna-se até atrevido. A atenção se concentra no monte Sião em Jerusalém, o monte onde se localizava o santuário de Deus. Lá Deus oferece um banquete para todos os povos e tira dos povos a nuvem da tristeza e o choro das pessoas, possibilitando plena alegria. E mais: "O Senhor Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando." Então todo o mundo vai dizer: “Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. Ele é o Senhor, e nós confiamos nele. Vamos cantar e nos alegrar porque ele nos socorreu.”
Quem crê em Deus não pode crer na onipotência da morte. Então, não há motivo para a resignação diante da realidade do mal no mundo. Isaías tem um sonho. Ele de modo algum, é ficção. Por Jesus Cristo ele se realiza.
Em Jesus Cristo este sonho se realizou, sim! Ele ressuscitou e inaugurou novidade neste mundo. Mas nós ainda não ressuscitamos. A esperança se concretizou somente em parte. Nós continuamos rogando “Venha o teu reino!” Jesus nos deu a certeza de que a esperança pelo banquete celestial não é em vão. Ela vai ser cumprida.
Quem desaprendeu a sonhar com coisas novas vai ser pessoa acomodada. Ele ou ela não terão interesse em melhorar as coisas. Tudo o que nos angustia e atormenta um dia ficará para trás. Ainda não chegamos lá. Mesmo assim podemos também nós agradecer antecipadamente, assim como Isaías o fez: Podemos glorificar Deus pelas demonstrações de sua graça e pelas maravilhas que fez, faz e fará. Amém!