Por Rafael Sauthier*
Em 2008, há 11 anos, o país acompanhou chocado o assassinato de Raquel Genofre, uma menina de apenas 9 anos de idade que foi covardemente sequestrada, torturada de diversas formas, inclusive com pontas de cigarro, estuprada, morta e esquartejada. E, por fim, deixada em pedacinhos dentro de uma mala, embaixo de um banco da rodoviária de Curitiba (PR). Me recordo muito bem deste crime, um dos crimes que mais me causou repulsa em todos estes anos de atividade.
Muitas perguntas passaram pela minha cabeça naquela época: como alguém era capaz de tal monstruosidade contra uma criança? Será que a polícia seria capaz de encontrar o criminoso? Como tudo aquilo havia ocorrido? A Polícia Civil de Curitiba teve muitas dificuldades para solucionar este caso. O assassino foi muito cuidadoso. Não foi filmado por nenhuma câmera de segurança, utilizando somente pontos cegos. Não foi visto por ninguém. Não deixou digitais. Mas deixou seu DNA na cena do crime. Mais de 100 suspeitos tiveram amostras de DNA coletadas e comparadas com aquelas amostras na cena do crime sem que nada houvesse sido descoberto. Os anos passaram, o caso esfriou e quando tudo se encaminhava para mais um caso arquivado sem autoria conhecida, entrou em cena a Rede integrada de Bancos de Perfis Genéticos – RIBPG.
Neste ano, o novo governo federal (através do pacote anticrime do ministro Moro) decidiu aumentar o número de indivíduos cadastrados na base de dados, quintuplicando os perfis de indivíduos de referência. Resultado: neste ano, ao ser inserido no sistema o perfil genético do presidiário Carlos Eduardo dos Santos, de 54 anos, preso na Penitenciária de Sorocaba, o banco de perfis genéticos acusou a coincidência daquele perfil genético com o perfil genético encontrado na cena do crime. Finalmente, 11 anos depois, este crime bárbaro foi resolvido.
(*) Rafael Sauthier é Delegado de Polícia há 18 anos e exerce suas atividades no Vale do Sinos. Também é mestre em Ciências Criminais pela PUC RS e professor de Direito Processual Penal na Faccat