Pastor Leomar Fenner – Comunidade Evangélica (IECLB)
O Salmista ensina: Uns confiam em carros de guerra e outros em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor (Sl 20.7). Este ensinamento se encontra em meio a uma oração pela vitória e foi proferido em tempo de tribulação e incerteza.
O advento da pandemia Covid-19, que parecia algo distante, chegou aqui com força, trazendo desafios, medo e angústia. Um grande esforço, ainda com discrepâncias de compreensão sobre qual o melhor caminho, foi posto em prática pelas autoridades sanitárias, para evitar a perda de vidas e o colapso do sistema de saúde. A restrição de circulação é a nova rotina da sociedade em geral, Igreja inclusive. As nossas Comunidades prontamente acolheram a recomendação de cessar as atividades para evitar aglomerações de pessoas.
Se, por um lado, os meios de comunicação promovem debates em torno da pandemia, há muitas igrejas em que ela é anunciada como uma profecia que está se cumprindo, que Covid-19 é castigo de Deus à humanidade. Apenas especulações descabidas que não se sobrepõem à Palavra de Deus em Gn 9.11: Estabeleço a minha aliança com vocês: nunca mais os seres vivos serão destruídos pela água de um dilúvio, nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra. Essa é a promessa de Deus e a ela devemos nos agarrar. Nela devemos confiar.
De que forma entender este tempo de pandemia? Como luteranos e luteranas, devemos olhar para este tempo como uma oportunidade de avaliar a vida, prioridades e condutas, refletir sobre o espaço dado para Deus e para a vida em Comunidade, avaliar o agir frente aos ensinamentos de Deus, valorizar o que recebemos de Deus, fazer planos para o retorno às atividades. Como diz o Salmista: É tempo de confiar e invocar o nome do Senhor.
Pela fé que professamos, reitero: é tempo de pensar nas prioridades da vida, fazendo opção a favor da vida em Comunidade e colocando dons a serviço. Assim, seremos capazes de mudar realidades que precisam ser mudadas e consolar quem precisa de consolo. Que a bondade de Deus seja força e sustento nesta jornada.