Por Sara Capeletti Braun – Voluntária
Diante de tudo que está acontecendo no nosso Estado, hoje parei para refletir sobre o trabalho voluntário em prol dos animais!
Estou feliz, por um lado mas por outro muito triste, pois precisou acontecer uma catástrofe para tantas pessoas aparecerem para ajudar os animais.
Eu estou há 15 anos fazendo trabalho voluntário na Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos, onde fui uma das fundadoras. Me refiro aos muitos anos de dedicação, de dias incansáveis ajudando os animais abandonados e sem teto.
Em todos esses 15 anos, sempre pedindo qualquer tipo de ajuda para a população. Pedindo principalmente voluntários para o canil, porque lá o trabalho é diário. Não é trabalho tão somente em um dia ou dois, é trabalho permanente. E muitas vezes me pergunto:
– Será que é por isso que alguns não se interessam em ajudar?
Durante estes últimos dias, vejo tanta gente da nossa cidade ajudando os animais na região. É lindo, isso. Mas vejo, também, que muitos que agora auxiliam no apoio aos cães, nunca foram visitar o canil de Dois Irmãos, nunca foram ajudar.
Entendo que esse acontecimento das enchentes é assustador, é atípico e é urgente. E precisa, sim, do apoio de todos. Quem faz isso agora, está sendo nobre de coração, eu entendo.
Eu só não entendo o porquê de a maioria das pessoas só serem solidárias nas tragédias.
Deixo aqui um convite aos voluntários de Dois Irmãos que estão ajudando nesta tragédia: assim que tudo passar, não deixem o espírito da solidariedade passar junto com a tragédia. Venham ser voluntários da associação.
O canil de Dois Irmãos tem mais de 100 cães lindos, queridos, amorosos. E todos igualmente precisando de atenção.
Alguns desses cães estão lá já faz mais de 13 anos, sempre aguardando por adoção, por atenção, por amor, tal qual esses que foram abandonados na enchente estão. Mas só com o apoio de voluntários será possível para o canil de Dois Irmãos amparar, apoiar e dar o que os cãezinhos precisam.
Então, se você se solidarizou agora, na tragédia, parabéns, o amor aos cães agradece. Mas não deixe seu sentimento e ação de solidariedade passar quando essa tragédia hídrica passar.
Seguiremos tendo aqui em Dois Irmãos um lugar para você igualmente demonstrar seu afeto e seu apoio.
Participe como voluntário na Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos.