
Pa. Cláudia P. S. Pacheco / Paróquia Evangélica de Dois Irmãos - IECLB
As mulheres de Vanuatu nos convidam a celebrar o Dia Mundial de Oração (5 de março) em 2021. Vanuatu é um pequeno país localizado no Oceano Pacífico Sul. O DMO é um movimento iniciado em 1887 por mulheres cristãs, que reúne anualmente as pessoas cristãs para observar um dia comum de oração e de informação em mais de 170 países. Compartilho as reflexões da Reverenda Grytsje Couperus sobre o tema do DMO.
“Escolher o lugar sobre o qual construímos a casa é uma decisão muito importante para todos nós, e em especial, para o povo de Vanuatu. Lá, por causa dos constantes terramotos, ciclones, erupções vulcânicas e o aumento do nível do mar é crucial escolher bem o local da construção, pois o fundamento da casa é que garante a sua estabilidade.
Esta susceptibilidade de Vanuatu para ciclones é mostrada na pintura escolhida para representar o DMO 2021, intitulada de Ciclone Pam II: 13 de março 2015.
Esta pintura mostra uma mãe orando e se reclinando sobre uma criança. Enquanto as ondas se encrespam sobre eles, uma palmeira se encurva e os protege. É muito interessante que para a artista Juliette Pita a relação do povo de Vanuatu com a terra, deveria ser como uma mãe protegendo e cuidando das suas filhas e filhos.
Esta pintura é uma ilustração do que aconteceu no 13 de março 2015, quando a família da artista precisou se esconder num container durante a atividade do ciclone onde ficaram orando. Quando passou o ciclone, só sobrou a cabana coberta com folhas de palmeira. O resto ao redor deles estava tudo destruído. No horizonte você pode ver algumas cruzes lembrando as pessoas que morrerem naquele dia.
As mulheres da Vanuatu sabem, por experiência, da importância de construir uma casa num lugar seguro, com um firme fundamento. Em Mateus 7.24-27, Jesus compara construir uma casa em cima de uma rocha, com ouvir a Palavra de Deus e praticá-la e construir uma casa na areia com ouvir a Palavra e não agir de acordo com a Palavra. A casa, na ilustração de Jesus, simboliza a vida. No ensino de Jesus só resiste a tempestade a pessoa cuja base, cujo fundamento esta lançado nas profundezas sólidas da prática.
Jesus ensinou que ser cristão é um estilo de vida. Ser cristão não é só acreditar em Deus, decorar um monte de versículos, mas ser cristão necessariamente passa pelas raízes da vida, pelo viver diário, pelo fazer, pelo agir. Por isso, também, o lema do DMO – Oração com informação e oração com Ação. A essência dos ensinamentos de Jesus é OUVIR a palavra de Deus e AGIR de acordo com ela. Os resultados que virão dependem das escolhas feitas e das ações tomadas.
Escolher é nossa responsabilidade.
Qual é o fundamento da sua vida?
Espero que sua escolha seja ouvir e praticar a palavra de Deus.
Escolha a rocha, onde edificar a sua vida.”
Amém!
Revda. Grytsje Couperus
Comitê temático do DMO de Vanuatu