Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
Existe um determinismo divino ao qual estamos inexoravelmente ligados. Podemos escolher o tempo e a forma de chegar ao objetivo final, pois temos para isto o livre arbítrio, mas, absolutamente, todos os seres criados por Deus um dia alcançarão a perfeição relativa. Daí a colocação que ouvimos incontáveis vezes no Espiritismo que fomos criados simples e ignorantes e um dia seremos “anjos”.
Pode parecer estranho, ao olharmos à nossa volta, assistindo tantas barbáries, aparentes injustiças, atrocidades de toda a ordem, acreditarmos que os executores de tantos males um dia serão seres angelicais! E serão. Não fosse assim como acreditar num Deus infinitamente bom e justo?
Por sermos regidos por leis perfeitas, os acontecimentos a nossa volta não são por acaso. O movimento planetário ocasionado pela pandemia, é a mostra de nossa impossibilidade de gerir acontecimentos que representam um processo importante para a transformação da humanidade. O novo corona vírus é o elemento invisível, ferramenta transformadora, enviado para que haja a grande transformação interna do ser. Ao saímos do isolamento social, quando voltarmos a ter liberdade de ir e vir, sem temores de contágio, com certeza, não seremos iguais, o mundo não será igual.
Somos ainda muito ignorantes das verdades universais, motivo de termos dificuldades em acreditar que acontecimentos tão dolorosos sejam para nosso bem, mas é.
Fica mais fácil de entender, mesmo sem muitas vezes aceitar, por que tantas dores e sofrimentos com a humanidade. Deus faz tudo perfeito e estamos apenas no início da caminhada evolutiva, que nos levará ao entendimento deste todo.
No livro A Gênese, uma das obras basilares do Espiritismo, escrita por Allan Kardec, sob o amparo e iluminação de Espíritos Superiores, no seu capítulo XVIII, fala “Os tempos são chegados”.
Nos explica a espiritualidade que a exemplo de crianças, nós ainda somos seres infantis espiritualmente, o que nos leva a cometer tantos erros. Por estarmos excessivamente vinculados à matéria, vivendo nossas paixões inferiores, geramos muitos sofrimentos. Hoje o sofrimento é mais acerbo por ter chegado o tempo da mudança, ou seja, precisamos entender, aceitar e viver como Espíritos em experiência no corpo material, esta é nossa realidade.
O Espírito Superior Arago, na obra acima referida, nos esclarece: “Quando se vos diz que a Humanidade chegou a um período de transformação e que a Terra tem que se elevar na hierarquia dos mundos, nada de místico vejais nessas palavras; vede, ao contrário, a execução da uma das grandes leis fatais do Universo, contra as quais se quebra toda a má vontade humana”. A isto chamamos Nova Era.