Por Alan Caldas (Editor)
Não há setor da economia em Dois Irmãos sem a participação efetiva das mulheres. Indústria, comércio, agricultura, serviços, elas estão por tudo e são um ponto fundamental no equilíbrio econômico da cidade. A Roseli é um exemplo disso.
Roseli Maria Kunz nasceu em Cerro Largo, aos 10 minutos do dia 1º de março de 1973. Nasceu em casa, com parteira. Filha de Terezinha Richter Kunz e Nelmo Kunz, ela teve apenas um casal de irmãos: Ildo José Kunz e Rita Kunz.
O pai é natural de São Luiz Gonzaga, foi agricultor, está aposentado e tinha 32 anos quando a filha nasceu. A mãe, igualmente agricultora, nasceu em Cachoeira do Sul e tinha 24 anos quando a filha nasceu e hoje também está aposentada.
Aos 7 anos Roseli começou a estudar na escola municipal São Francisco de Borja, em Linha Butiá Inferior, interior de São Pedro do Butiá. Seu primeiro dia de aula, recorda ela, foi de muita apreensão. Ela foi para a escola com a professora, que era sua vizinha, mas estava muito tensa, porque até então não tinha mantido contato com muitas pessoas fora de seu círculo familiar e não sabia falar a língua portuguesa.
Ao completar o ensino primário, Roseli se mudou. Foi estudar em São Paulo das Missões, na escola particular Santa Clara, que era um colégio de freiras. Nesse período e para se manter, Roseli trabalhava em uma casa de família durante a semana e estudava à noite. Aos sábados seu pai a buscava para passar o final de semana em casa e daquela família e como pagamento ela recebia 30% de um salário mínimo pelos afazeres da casa. Quando chegou o ensino médio, Roseli fez o curso de Técnico em Contabilidade. Ela ainda não sabia, mas no futuro essa seria sua principal função profissional.
Em 1999 Roseli começou a faculdade de Ciências Econômicas, na Unisinos. Fez 20 disciplinas e então trocou de cursos, entrando em Ciências Contábeis. Formou-se. E, além da graduação em Ciências Contábeis, ela possui também pós-graduação em Docência de Ensino Superior, que a habilitou a dar aulas.
Como se vê, a vida laboral da Roseli começou cedo. Depois de trabalhar em duas casas de família, ela teve seu primeiro emprego com carteira assinada. Foi aos 19 anos, na Calçados Maide, em Dois Irmãos, onde seu tio Olavio Eugênio Kunz já trabalhava e a indicou. Depois da área calçadista, ela trabalhou na Benoit.
Então, em 1994 e até o ano de 2005 a Roseli trabalhou como funcionária no escritório de contabilidade que viria a ser sócia em 2006, junto com dois colegas, Giovani André Eich e Paulo Henrique Klein.
A partir de então, o escritório passou a chamar-se Escritório de Contabilidade Klein, Eich & Kunz Assessoria Contábil e Serviços. É um dos mais destacados na região. E fora a atividade empresarial, Roseli também é professora de Contabilidade na escola Unialcance.
Embora seja uma mulher cheia de atividades e atuante nos dias atuais, Roseli ainda mantém na memória lembranças muito peculiares de sua convivência com os avós. As raízes culturais estão dentro dela e ela sabe o quão importante foram em sua formação. Por exemplo; Ela lembra com carinho e sorrisos que quando ia na casa dos avós maternos, seu Reinoldo e dona Herta, ela sempre bebia um suco em pó que era na cor vermelha. Já na casa dos avós paternos, seu Raimundo e dona Helena, sempre que tomava suco era um amarelinho. Podem parecer lembranças simples, mas é disso que a vida feliz é feita: muitas pequenas lembranças de quem amamos na infância.
Com uma ligação muito forte com os avós paternos, com quem morava, Roseli os tem como seus segundos pais. O avô Raimundo era agricultor e faleceu aos 83 anos. A avó, Helena Scherer Kunz, também era agricultora e faleceu aos 72 anos. Mas o carinho, os sorrisos, a atenção que recebia deles permanecem vivas na alma da Roseli de hoje.
O avô materno, Reinoldo Richter, era agricultor, mas infelizmente faleceu quando Roseli tinha apenas 3 anos. A avó Herta Richter também era agricultora, e faleceu aos 70 anos. A avó era diabética, e ao longo da doença teve que amputar a perna, e Roseli se recorda dela dessa maneira.
De família grande, Roseli teve sete tios paternos: Arno, Lúcia, Orides, Leoni, Olavo, Roque e Eli. Já do lado materno, teve nove tios: Talita, Roni, Lema, Fábio, Renata, Élida, Daniel, Semildo e Teno.
A família era unida e os encontros ocorriam principalmente no Natal, com a presença de toda sua família de lado paterno. Era um evento importante e feliz, com preparação prévia de organização da casa, produção de bolachas especiais e fornadas de cucas, além de carnear uma vaca para alimentar toda a família.
Roseli tem uma linda união estável desde 1994 com Toni Angelo Kreuz. E, juntos, realizaram o sonho de construir uma família, que foi completada com a chegada dos tão esperados filhos, um casal de gêmeos gerados por fertilização in vitro. Gustavo e Amanda têm hoje 11 anos e são a alegria da família.
A Roseli de hoje pode dizer com alegria que seu esforço a fez conquistar muito daquilo com o que sonhou para sua vida. Ela estudou. Ela é dona de seu próprio negócio. Ela tem uma família linda. E ela se tornou uma das mulheres cujo trabalho transforma Dois Irmãos nesta cidade admirável na qual todos gostam de viver.
*
ROSELI MARIA KUNZ
Esposa de Toni Angelo Kreuz
Mãe de Gustavo e Amanda
Filha de Nelmo Kunz e Terezinha Richter Kunz
Neta de Raimundo Kunz e Helena Scherer Kunz, e de Reinoldo Richter e Herta Richter