Pe. Dirceu Ritter / Comunidade Católica – Paróquia São Miguel
A Quaresma é um tempo litúrgico no qual a Igreja faz um convite mais intenso à conversão. No Brasil, esse período é marcado pela Campanha da Fraternidade, iniciativa proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que auxilia na busca da transformação e santificação por meio de uma realidade que se apresenta, a cada ano, para ser refletida, meditada e rezada.
Em 2020, a proposta é de cuidado e compromisso com o dom da vida. A Campanha da Fraternidade refletirá neste ano, sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso” e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. (Lc 10,33-34).
A inspiração para essa campanha, modelo motivador para o caminho de conversão pessoal e quaresmal, é a imagem do Bom Samaritano, apresentado por Jesus no trecho do Evangelho de Lucas ao qual o lema da Campanha da Fraternidade 2020 remete. “O que faz o Bom Samaritano interromper a rotina dele? Foi a capacidade de parar, e essa pausa lança um olhar diferenciado para quem está a beira do caminho. Ele vê, não se contém e é a compaixão que faz com que ele se aproxime sem fazer julgamento, sem preconceito, porque a vida grita por sobrevivência, é a vida que está ameaçada”, explica o secretário executivo de campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.
Quem teve a capacidade de ser presença samaritana na realidade brasileira foi Santa Dulce dos Pobres, por isso aparece a imagem dela em destaque no cartaz da Campanha da Fraternidade 2020. Ela é um grande símbolo para todos nós de como a gente deve ajudar, colocar-se no lugar do outro, ver a necessidade e sentir como se fossemos nós.
Portanto, a Campanha da Fraternidade 2020, é um convite para cuidar do próximo com de si e sermos mais compassivos e solidários.
Desejo a todos uma santa quaresma e uma boa reflexão em torno da Campanha da Fraternidade 2020. E fiquem com Deus!