Por Alan Caldas (Editor)
Ao fechar os olhos e se permitir voltar às lembranças de infância, ela ainda pode sentir aquele aroma que pairava no ar e ver aquela mesa repleta de doces e geleias que os avós faziam questão de fazer para recepcionar os netos que estavam chegando. Um verdadeiro banquete de diversos sabores e cheiros de casa de vó e vô, feito a partir do grande pomar de árvores frutíferas que Alfredo e Vilma Roessler, ambos agricultores, tinham em casa, em Pinhal Alto, município de Nova Petrópolis.
A família de Cristina Becker Zimmer tinha o costume de visitar seus avós maternos ao menos três vezes ao ano, e essa recordação a remete aos dias de hoje, quando muitas vezes pode observar um cliente entrando em seu estabelecimento, fechando os olhos e sorrindo extasiado pelos aromas inebriantes que exalam pelo ar. O legado continua, mas compartilhado com mais e mais pessoas.
Cristina e seu irmão João administram hoje o negócio da família, iniciado pelos pais em 1979, quando faziam pães e cucas para amigos e vizinhos. Com o crescimento dos pedidos, sua mãe Loni Roessler Becker decidiu expandir os negócios e, em 1982, inaugurou a Padaria Becker. No ano seguinte, Cristina começou a ajudar a mãe, fazendo recheios e montando bolos.
Atualmente a Produtos Becker, localizada na Av. Porto Alegre, 998, no Centro de Dois Irmãos, produz pães, cucas, roscas, bolos, tortas, doces e salgados. Recentemente o empreendimento teve mais uma expansão: as famílias Becker, Lehnen e Kaiser inauguraram em agosto de 2022 a padaria e cafeteria Vó Loni Becker, que está localizada na BR 116, na entrada do bairro Travessão, e que integra o trecho da Rota Colonial Baumschneis. Essa nova casa é uma homenagem à memória da matriarca da família.
São aromas, fragrâncias e sabores da infância de Cristina e seus irmãos, partilhados agora com o público, que tem a oportunidade de sentir aquela sensação que a menininha tinha ao chegar na casa dos avós. Puro aconchego e conforto.
Vida familiar e pessoal
Cristina Becker nasceu em 12 de janeiro de 1964, em Picada dos Nabos, no município de Sapiranga. Filha de Loni Roessler Becker e de Ivo Edvino Becker, ela tem três irmãos, Jorge Frederico Becker, João Guilherme Becker e Jaime Cristiano Becker.
A mãe faleceu em 2011, aos 72 anos. O pai partiu em 2019, aos 82 anos. Ele iniciou sua vida profissional como agricultor, passando, posteriormente, a auxiliar na padaria.
O núcleo familiar de Loni e Ivo convivia com os avós paternos de Cristina, Frederico Guilherme Becker e Ella Riss Becker, em Sapiranga, na Picada dos Nabos. Ambos eram agricultores e faleceram há bastante tempo, mas Cristina recorda que estudava pela manhã e à tarde ela e o avô faziam companhia um ao outro.
Cristina teve três tios homens por parte de pai: Edmundo, Valter e Arno. Todos já falecidos. E, por parte de mãe, teve dois tios, Egon e Verno, que já é falecido. Teve também três tias, sendo que duas também já partiram.
Ela lembra dos encontros familiares, quando a família se reunia em alguns domingos, depois do culto luterano. Mas a tradição mesmo eram os Kerbs, quando todos se reuniam na chácara dos pais e avós paternos em Picada dos Nabos, para fazer sua própria festa. Ela guarda com carinho as lembranças das brincadeiras infantis de descer os barrancos com pneus e folhas de palmeira, além de brincar de pular corda, esconde-esconde, jogar bola com os irmãos e amigos.
Na juventude, seu maior parceiro de festas era o irmão João. Eles frequentavam a Boate Express, no Clube Atiradores, e também os bailes no antigo Salão Amizade e na Sociedade São João. Ainda hoje ela gosta de dançar em bailes e no gosto musical ela gosta de ouvir de tudo um pouco, mas prefere mesmo bandinhas e sertanejo.
Aos 24 anos ela casou com Pedro Inácio Zimmer. Era um dia muito quente, ela recorda. Celebraram a união no cartório e, após, no religioso, na Matriz Católica em Dois Irmãos, recebendo os convidados para a festa no antigo Restaurante Plínio. Pedro, o esposo, é natural de São José do Herval, e está aposentado, tendo trabalhado por um tempo na Padaria Becker e também na empresa Herval.
Dessa união nasceram Fábio Samuel Zimmer e Lucas Henrique Zimmer. Ambos planejados, frutos de um grande amor do casal. Lucas trabalha com a mãe, na padaria, e Fábio trabalha com móveis planejados.
Estudo e trabalho
O início da vida escolar de Cristina não foi muito fácil. Ela começou no antigo Grupo Escolar de Dois Irmãos. Mas era tímida. E chorava muito porque não sabia falar português. Só falava alemão, que era, de fato, a língua da casa dela, e isso, lembra Cristina, dificultava o aprendizado e também o convívio com professores e colegas. Estudou ali até a quinta série. E então parou. Resolveu ir trabalhar.
Aos 12 anos começou nos Calçados Henrich, por indicação de um vizinho da chácara da família, Marino Wingert, que já trabalhava na Henrich e que a indicou. Mas tinha só 12 anos e para que pudesse trabalhar o seu Ivo precisou pedir uma autorização ao então Comissário de Menores. Trabalhou por anos no setor calçadista e tem boas lembranças e amizades dessa época. Mas esse não era o destino dela. Seu destino eram os pães e cucas, as delícias que a família Becker proporciona aos seus hoje milhares de clientes.
Foi com 19 anos que a Cristina assumiu sua vida profissional. Nessa idade ela passou a ajudar nos negócios da família, a Padaria Becker. E ali ela se encontrou, pois se tornou fundamental na confecção dos produtos ofertados pela padaria. Hoje Cristina segue no empreendimento junto do irmão João, e com grande determinação e muito trabalho ela vai dando continuidade ao legado deixado pelos pais.
Cristina trabalha bastante porque gosta do que faz e, também, porque o setor padaria exige estar aberto os sete dias da semana. O tempo dela é cronometrado, mas nos momentos de pausa nessa correria do dia a dia, ela gosta de passear e de visitar amigos e a família.
Para trabalhar é preciso ter boa saúde, diz ela. E para cuidar da saúde, Cristina pratica hidroginástica duas vezes por semana e faz caminhada algumas vezes. Como diversão e distração, ela gosta de ir à praia. E quando fala em praia seu olhos brilham de felicidade. Lá é o seu lugar preferido. Lá é onde ela gosta mesmo de estar. E, quando vai, adora contemplar o mar, as ondas, o céu acima do mar e sente-se muito bem quando fica por ali, molhando os pés e sentindo o aroma que vem com a brisa do oceano.
*
CRISTINA BECKER ZIMMER
Empresária – Produtos Becker
Esposa de Pedro Inácio Zimmer
Mãe de Fábio Samuel Zimmer e Lucas Henrique Zimmer
Filha de Ivo Edvino Becker e Loni Roessler Becker
Irmã de Jorge Frederico, João Guilherme e Jaime Cristiano Becker
Neta de Frederico Guilherme Becker e Ella Riss Becker, e de Alfredo Roessler e Vilma Roessler