Rev. Oscar M. Zimmermann / Comunidade Luterana (IELB)
O dia do nosso aniversário é muito especial para nós. E por que também não seria especial quando a Igreja ou um Departamento completa mais um ano de atividades? Evidente, para nosso Criador, todos os dias são especiais, pois Ele é quem cuida de nossa vida e de tudo o que empreendemos. Por isso celebrar o aniversário do templo, 82 anos, e do Departamento de Servas, 57 anos de fundação, é momento de gratidão e louvor a Deus por tudo o que Ele tem feito.
No entanto, mesmo que a celebração pareça ser incompleta pela impossibilidade de nos reunirmos como igreja em culto público, devido a pandemia que assola nosso país e o mundo inteiro, ainda assim celebramos momentos especiais, no aconchego do lar e na companhia de pessoas amadas através dos meios de comunicação social.
Além disso, o que se requer de pessoas cristãs é que estejam sempre prontos, em qualquer lugar, hora ou ocasião em prestar seus serviços ao Senhor. O próprio Salvador Jesus, pouco antes de sua morte e ressurreição, deu exemplo aos seus discípulos de como deveriam agir sempre, lembrando-lhes que muitos querem ser servidos e não estarão nem um pouco interessados em ajudar ao próximo. Por isso ela orienta: “Mas entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Marcos 10.43-45).
Está bem claro que esta recomendação precisa ser levada em consideração por todos os que desejam celebrar alguma data especial, como de aniversário, ou até mesmo a Semana Santa que, neste ano, fica marcada na história da igreja por ser celebrada em casa e não nas igrejas. Não esqueçamos, pois, que o Servo Sofredor Jesus, não se importou em ser “obediente até a morte e morte de cruz” (Filipenses 2.8) para livrar a humanidade, não de uma virose comum, mas do vírus do pecado que assola essa terra desde que Adão e Eva foram desobedientes ao seu Criador.
Assim sendo, celebremos a Semana Santa, sendo gratos pelo amor e perdão que Deus nos oferece através de seu amado Filho, apesar dos contratempos atípicos deste ano. Que nada nem ninguém tire o ânimo dos filhos de Deus de “Servir ao Senhor com alegria” (Salmo 100.2), porque o que importa mesmo é a recomendação do Salvador: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Um abraço e abençoada Páscoa a todos!