Por Alan Caldas – Editor
Lessir Canan Bortoli nasceu em 17 de fevereiro de 1963, na pequena cidade de São João, no Paraná, município com pouco mais de 10 mil habitantes e que havia se emancipado no ano anterior, 1962.
Em 1980 o jovem Lessir ingressou no Seminário São João Maria Vianney, na cidade de Palmas, no Paraná. Cursou 2 anos de filosofia, com licenciatura plena, na cidade de Toledo, e concluiu o curso em Palmas.
Seguindo nos estudos, foi cursar teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina. E, depois, aproveitando uma chance que apareceu, dirigiu-se para a Itália, onde fez Mestrado em Espiritualidade na cidade de Roma, no centro mundial do catolicismo.
Foi ordenado sacerdote em 1990, na cidade de São João, sua terra natal. E, como padre, foi Diretor Espiritual no Seminário Menor, em Palmas. Posteriormente foi vigário paroquial na cidade de Dois Vizinhos, no Paraná. A seguir, foi Pároco na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no mesmo município de Dois Vizinhos.
Depois tornou-se vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no município de Francisco Beltrão, no Paraná. Foi igualmente Pároco na Paróquia de São João Batista, no Paraná. E também foi Pároco na Paróquia Cristo Rei, na cidade de Renascença no Paraná.
Tudo isso na vida religiosa.
Na vida leiga
E com a devida autorização do Bispo Diocesano Dom Agostinho José Sartori, o padre Lessir entrou na política. E fez uma carreira longa.
Candidatou-se a Prefeito no município de Dois Vizinhos, no ano de 2001.
Se elegeu na coligação com PT, PMDB, PPS, PSB. Fez 9.689 votos, sendo 52% dos votos válidos da cidade, que, então, tinha 36 mil habitantes.
Quatro anos depois, em 2008, concorrendo agora pelo PMDB, foi à reeleição. Se reelegeu. Fez 9.986 votos (51,8%) e comandou a prefeitura de Dois Vizinhos por mais 4 anos.
Findo esse prazo, o padre Lessir, então ex-prefeito, trocou de Paróquia. Mudou de domicílio eleitoral, mas a política partidária e a vida pública continuaram nele.
Foi morar em Renascença, também município do Paraná, uma pequena cidade com 6.787 moradores, e resolveu concorrer mais uma vez a prefeito. Foi no ano de 2013.
Sua candidatura foi uma aliança de vários partidos. Ele concorreu pelo PT. Seu vice era do PP. E integravam a coligação “A hora é agora”, os partidos PDT, PMDB, PR e PPS. Candidatou-se e foi eleito. Fez 78% dos votos, com 3.405 eleitores votando nele e seu vice, Idalir Zanella.
Quatro anos depois, foi à reeleição. Desta vez pelo PSC, o Partido Social Cristão. E mais uma vez foi reeleito. Fez 2.681 votos, com 61% dos eleitores da cidade votando nele. A coligação pela qual ele concorreu tinha como lema “Renascença No Rumo Certo”, e era composta pelos partidos PP / PT / PTB / PSC / PR / PPS / DEM / SD.
Lessir Canan Bortoli ficou como prefeito de Renascença até 2020. Então retornou à atividade de padre. Hoje é o padre Lessir, o Vigário Paroquial de Dois Irmãos.