Por Alan Caldas (De Marmaris - Turquia)
Marmaris é uma cidade costeira da Turquia. É portuária e destino turístico obrigatório na costa mediterrânea. Aqui em Marmaris o Mar Mediterrâneo se encontra com o Mar Egeu. E os dois gigantes de água salgada correm juntos por uma estreita península.
Marmaris é uma das cidades mais populares da Turquia. Daqui se entra no mar Egeu e chega-se na Ilha de Rodes, na Grécia, em apenas uma hora de ferry boat. Com extensa costa, paisagem deslumbrante de colinas cobertas de pinheiros, baías e enseadas isoladas, praias maravilhosas, cidades antigas, marinas e todo o tipo de atrações, Marmaris recebe centenas de milhares de pessoas no verão. Isso a faz cosmopolita. E também a torna totalmente diferente da Turquia que temos vivido nas últimas semanas.
Para nós que viemos até aqui viajando pela Turquia raiz, conhecendo os costumes milenares e a forma de ser do povo turco em Ancara, Konya, Anatólia, Capadócia, Pamukkale... É um choque ver tantas cabeças brancas, tão poucas burkas e tantos rostos nada a ver com a real Turquia. Os turistas vêm em especial da Inglaterra e Rússia, mas muitos também dos países nórdicos e de outras nações. É tão forte esse mix de estrangeiros na cidade, que os restaurantes até têm cardápio em seis línguas diferentes. E a casa de câmbio exibe um cartaz onde diz que tem e aceita dinheiro de todos os lugares do mundo.
Os véus cobrem poucas cabeças aqui. E os corpos estão à mostra. E isso é completamente diferente dos locais por onde passamos. Marmaris porém é encantadora. O mar é sempre cristalino e corre numa longa extensão de praias de areia fina e dourada, recheado de pequenas baías, enseadas e ilhas lindas, como a Ilha de Cleópatra. O turismo é forte aqui porque a natureza é magnífica. E também porque por 300 dias no ano o sol dá a cara, abençoando o turismo na cidade.
Marmaris é considerada o paraíso do Mediterrâneo. A Europa toda a adora. Sua beleza geográfica é absurda. Chegamos, mesmo, a pensar se não bate o Rio de Janeiro. Mas aí seria demais. Marmaris é um importante centro de passeio de iates milionários, que se dividem em grandes, enormes e absurdamente enormes. As ruas da cidade são lindas e o transporte é muito bem organizado. O Castelo de Marmaris, o Porto de Marmaris e a Marina de Marmaris são em seu conjunto chamados aqui de “Cidade Velha de Marmaris”. É o centro histórico. E ali os edifícios datam do século XVI, a era de ouro do Império Otomano.
Nesses prédios históricos, todos agora renovados, proliferam centenas de lindos bares, restaurantes, Pubs, cafeterias e shopping centers. As ruas estreitas e o prédio de madeira são fascinantes. E o Grand Bazaar, é o paraíso para compras de produtos de “marca”, que aqui ninguém liga se é falsificado.
Se você vier, não deixe de ver:
O Museu Marmaris,
O Parque Aquático Aqua Dream,
A estátua de Ataturk, o pai da nação,
A Praia de Kizkumu,
A Praia de Uzunyali (Long Beach) e
A Ilha de Cleópatra.