Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
“Termo que vem do inglês “resilience”, e conceitua a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica”, isso nos diz o dicionário de Aurélio.
O conceito de resiliência na psicanálise, segundo Dr. Sergio Lopes no livro O Código do Monte: “costuma designar a capacidade de uma pessoa poder enfrentar fortes traumas, passados e presentes, porém, sem se entregar; pelo contrário, essa pessoa supera a energia que estava latente e dá-se um paradoxo: isto é, alguns sujeitos perdem toda a motivação para a vida, enquanto outros – os que tem a capacidade da resiliência – fazem do infortúnio uma reversão para conseguir a fortuna de crescer na vida cada vez mais”.
Este é o momento, de nós humanidade, trabalharmos em nós esta capacidade tão importante, fazendo crescer a força para o enfrentamento das situações adversas que se apresentam e conseguir voltar ao ritmo equilibrado da vida.
Usando uma metáfora, se pegarmos uma folha de papel e segurarmos com a ponta dos dedos, cuidadosamente, unindo os quatro cantos, ao soltarmos, a folha retorna à sua forma natural sem marcas ou mudanças pois não foi “agredida”. Porém se pegarmos esta mesma folha e a amassarmos bem, fazendo uma bolinha, não conseguiremos fazer com que esta folha retome seu estado natural, bem lisinho, sem marcas. Ficam cicatrizes. Assim também nós humanidade, passaremos esta etapa difícil enfrentando os medos, as inseguranças, o isolamento, mas, com resiliência, voltaremos a ter nossas vidas nos caminhos escolhidos.
A forma como cada um lidará com suas cicatrizes vai depender do grau de resiliência desenvolvido. Como na metáfora da folha de papel, depois de tantas situações desafiadoras vividas, cada um terá suas mudanças, porém, seguiremos sendo indivíduos que precisam levar a vida. Cicatrizando feridas, refletindo sobre acontecimentos, olharemos para trás e sentiremos nosso crescimento, nossa transformação. Retomemos a vida com as limitações que se apresentarem, mas, sempre com coragem e esperança para recomeçar. Sejamos como uma palmeira, ela sempre altiva e corajosa, se dobra à força da ventania, mas retoma à sua forma vertical, soberana na sua forma e no seu objetivo natural.
Alimentemos em nós as virtudes da palmeira: força, flexibilidade e resiliência enfrentando os embates da vida. Acreditemos, tudo está como deve ser, esta é a vontade de Deus. Estamos sempre amparados.
*
O Centro Espírita Em Busca da Luz fica Rua Sapiranga, 30, sala 209 – Centro Comercial Ramiro Kraemer. Em consideração às orientações dos órgãos de saúde, referente à pandemia de COVID-19, todas as nossas atividades estão suspensas por tempo indeterminado. A casa permanecerá fechada até futura mudança nas diretrizes dos órgãos competentes. Convidamos a comunidade a unir-se em prece (a prece que souber) pela saúde da humanidade e combate ao COVID-19, diariamente, às 20h. Lembremos das palavras de Jesus: “Onde houver duas ou mais pessoas unidas em meu nome, lá estarei.”