Por Alan Caldas (Editor)
Em todos os setores da Economia se encontra, em Dois Irmãos, mulheres que se destacam como empreendedoras. É um traço que caracteriza nossa cidade ter mulheres que se tornam empresárias naturalmente, como que se tivessem nascido para isso. E todas, sem exceção, são mulheres que começaram a trabalhar muito cedo. A Rosa é um exemplo dessas mulheres de sucesso que fazem a grandeza de Dois Irmãos.
Rosa Marli Loebens nasceu em casa, com parteira, na localidade de Linha Cristo Rei, no interior de Morro Reuter. Ela veio ao mundo no dia 10 de março de 1966, filha de Milita e José Edgar, e tem cinco irmãos: Margit, Rejane, Márcia, Anelise e Airton, e Daniela, já falecida.
O pai tinha 32 anos quando ela nasceu. Ele era natural de Santa Cruz do Sul, trabalhava como agricultor e faleceu aos 54 anos. A mãe, dona Milita, tinha 33, é natural de Morro Reuter e igualmente trabalhava como agricultora.
Cada nome tem uma história. E o nome Rosa é uma homenagem feita pelos pais à sua avó paterna, dona Rosalina Loebens, com quem a neta desde os primeiros dias de vida tinha grande afinidade e uma convivência maravilhosa. A avó e o avô, Jacó Loebens, eram agricultores. Ambos já são falecidos e deram quatro tias e dois tios para a Rosa. Ela se ressente por não ter conhecido os avós maternos, Pedro Spengler e Lidivina Spengler, mas por parte deles ela teve um tio e quatro tias.
A infância numa localidade pequena onde todos se conhecem é sempre mais feliz.
E do tempo de infância Rosa recorda com grande carinho dos momentos em que desfrutava do balanço que seu pai fez para ela numa árvore. E lembra, também, como se fosse hoje, das brincadeiras infantis de carrinho de lomba, caçador, jogar bolinha de gude e esconde-esconde que povoaram sua vida de menina.
Quando chegou aos 6 anos de idade a pequena Rosa foi matriculada na Escola Municipal Padre Réus, na localidade de Linha Cristo Rei. Ela lembra que no primeiro dia de aula foi acompanhada de sua irmã Margit e a sala de aula era dividida em três séries. Era uma novidade. Um mundo novo. E aquela imagem da sala e coleguinhas ainda sobrevive vivamente em sua lembrança. Rosa começava ali uma grande jornada pela vida. Estudou lá até os 11 anos. E, então, deixou a localidade natal e veio morar em Dois Irmãos.
Passou a viver com os tios Anita e Querino Klauck, para poder estudar. Foi matriculada na Escola Estadual 10 de Setembro, onde cursou o ginásio, e posteriormente fez, no segundo grau, hoje Ensino Médio, o curso de Auxiliar de Contabilidade no Colégio Imaculada Conceição.
A história do ser humano é a história do trabalho. E Rosa, como todos da sua geração, começou a trabalhar cedo. Aos 13 anos ela já tinha carteira assinada, auxiliando os tios na Sociedade Santa Cecília, da qual eles eram ecônomos.
Na sequência Rosa colocou o pé no que seria seu destino profissional. Foi trabalhar como balconista na Casa Lori, onde ficou por 10 anos. A Casa Lori era uma referência na cidade e durante uma década inteira a Rosa absorveu ali diariamente conhecimentos de atendimento ao público, de gosto para roupas, de compras e renovação de estoque e de como nasce, se mantém e prospera uma loja nesse complexo mundo da moda.
Ao final de 10 anos vivendo todos os dias nesse ambiente Rosa ficou experiente na área de roupas e moda. Então o tino empresarial da Rosa aflorou e ela decidiu que queria abrir seu próprio comércio nesse setor. Sozinha não poderia fazê-lo, e então abriu em sociedade com sua irmã Anelise, com a qual tem grande afinidade.
A inauguração da loja Feito Você ocorreu no 21 de junho de 1996 e Rosa lembra que a fase inicial não foi fácil. Era um comércio pequeno numa cidade igualmente pequena e entrando num mercado que já tinha estabelecimentos consolidados. Além disso, e sem experiência em administração, Rosa e sua irmã sócia precisaram compreender a lógica administrativa do empreendimento.
Fora isso, havia sua vida pessoal e Rosa precisava conciliar os cuidados com o filho pequeno, pois havia se tornado mãe recentemente e o filho tinha apenas um ano de idade. A maternidade foi uma benção na vida dela, obviamente. Mas a moda é um mundo dinâmico e complexo, e a loja exigia que Rosa viajasse seguidamente, afim de efetuar as compras para a loja poder se manter com produtos atrativos mês a mês.
Rosa, porém, como a maioria das mulheres empresárias despertou a guerreira que havia dentro dela. E se adaptou. Descobriu que tempo é opção e foi assim que, com inteligência e lógica empresarial, ela dividiu seu tempo entre inúmeras atividades e harmonizou empresa, maternidade, cuidados com a casa e atenção ao marido. Com paciência e resiliência, Rosa conseguiu alinhar a nova empresa com sua vida familiar e social.
Um ano após a abertura da Feito Você as irmãs sócias já entediam a dinâmica da gestão empresarial e com muito trabalho e dedicação a loja foi crescendo. E, graças a isso e ao bom nome que tinham na cidade, foram aproveitando as oportunidades e conquistando cada vez mais clientes. Foi assim que, em 2001, decidiram expandir o negócio e abriram a segunda loja, a Feito Você Homem.
Hoje a empresa já está com 27 anos e granjeou grande respeito e clientela no mundo do bem-vestir em Dois Irmãos.
Vida familiar
Rosa casou com Airton Luiz Klein no dia 5 de janeiro de 1990, na Igreja Matriz de Dois Irmãos. Airton é natural de Dois Irmãos, foi calçadista e hoje está aposentado. Eles se conheceram quando ela tinha 15 anos. O primeiro encontro foi na Sociedade Santa Cecília e ali mesmo descobriram que eram feitos um para o outro. Já são mais de 30 anos de matrimônio e sorrindo Rosa diz que foi com Airton que ela aproveitou sua juventude. Eles saiam bastante, pois gostavam de dançar nos bailes e isso é algo que fazem até hoje. O casal teve dois filhos. Luís Fernando, que é engenheiro civil, e Pedro Henrique, que trabalha com comércio exterior.
A vida de empresária toma praticamente todo o tempo da Rosa. Mas, no seu tempo livre ela gosta de ler romances, livros espíritas e sobre liderança, além de aproveitar bons momentos com sua família. Para cuidar da saúde, Rosa faz caminhadas quatro vezes na semana e faz yoga uma vez por semana. Essa prática ela segue há 20 anos e acredita que isso lhe proporciona mais equilíbrio e disposição no dia a dia.
Entre os sonhos da Rosa está o de viajar pelo mundo, para conhecer novos lugares. Ela já visitou uma tia na Alemanha, acompanhada do marido Airton, mas a ideia de viajar mais está sempre em seus planos.
Dois Irmãos só é a cidade magnífica que é porque as pessoas são solidárias e se voluntariam para auxiliar entidades. E Rosa não foge à regra. Ela também dedica parte de seu tempo auxiliando a Liga Feminina de Combate ao Câncer. E colaborou voluntariamente com a Justiça Eleitoral, durante vários períodos de eleição.
Rosa é igualmente uma mulher que preserva amizades. E diz que mantém até hoje uma forte ligação com sua amiga de adolescência, Alice Fink, com quem tem o hábito de tomar chimarrão e jogar conversa fora.
Rosa sempre soube cativar as pessoas e acredita que isso também contribuiu para o desenvolvimento de seu empreendimento. Hoje, vendo de fora e analisando esses já quase 30 anos em que ela é empresária, se pode afirmar que a Rosa conquistou os seus sonhos de infância: Construiu uma família, abriu e mantém um bom negócio e se tornou a pessoa independente e feliz que sempre sonhou ser.
*
ROSA MARLI LOEBENS KLEIN
Esposa de: Airton Luis Klein
Mãe de: Luís Fernando e Pedro Henrique Klein
Filha de: José Edgar Loebens e Melita Loebens
Neta de: Jacó Loebens e Rosalina Loebens, e de Pedro Spengler e Lidivina Spengler