Sérgio Wirth*
Acabei de ler o Jornal Dois Irmãos digital. Tenho gostado. As notícias locais são muito importantes.
A estiagem está virando outra pandemia, coisa bem séria. Não me lembro de quando Dois Irmãos teve que receber água de fora, mas é um ato de prevenção inteligente.
Vejo que tem muita gente motivada para fazer arrecadações e doações para pessoas mais carentes. Sempre foi um ponto forte daqui a solidariedade, o que é muito bonito.
Gosto de ler a opinião dos pequenos e médios empresários, referente a volta das atividades. Aos poucos vamos começando a criar o ritmo que estava parado.
Nós voltamos às atividades na indústria, esta semana. Temos algum serviço que estava em andamento antes da quarentena. Vamos deixar passar uns dias e ver como fica. Estou eu mesmo em contato com clientes, para ver se confirmam os pedidos que haviam feito antes. Se confirmarem, já vai ser uma grande ajuda.
A Alemanha, por exemplo, não cancelou nada. Mas também não vai comprar nada de novo até setembro. A Inglaterra tem alguma coisa em negociação conosco, e vamos esperar que voltem ao trabalho em maio. Falei com um inglês cliente nosso, ele me disse que os “Essentials shops” ficarão fechados por mais 30 dias e que as vendas online estão devagarinho começando a engrenar.
Estamos esperando abertura nos EUA. Se o Trump liberar, vamos ter um pequeno alívio. Tem muitos clientes lá que estão querendo trazer negócios da Itália para o Brasil, produtos mais Premium, de alta qualidade, e a razão é que estão com receio de viajar para Itália e Espanha, o que é bom para nós.
De qualquer maneira, vamos ter algumas semanas confusas e atrapalhadas, mas depois as coisas deverão tomar rumo dentro de uma realidade possível. Há ainda muitas opiniões diferentes sobre coronavírus, mas com certeza vamos ter que conviver com ele até surgir uma vacina eficiente.
Aqui na indústria (Wirth) estamos tomando as precauções devidas. Os almoços de meio-dia são programados para não irem todos ao mesmo tempo. Não estamos recebendo visitas, somente as programadas referente a fornecimento direto. E assim vamos indo.
Mais para diante poderemos falar de como foi passar por tudo isso e avaliar os prós e contras de toda a pandemia Covid-19.
* Sérgio Wirth é diretor da Calçados Wirth