Centro Espírita Em Busca da Luz – Dois Irmãos
“Ninguém deita remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura”. (Mt 9: 16).
O significado literal desta imagem elaborada por Jesus, é de fácil compreensão: é trabalho inglório remendar roupa velha, desgastada pelo tempo de uso, com remendo novo. Tal tentativa ampliará a rotura, isto é, o rasgão ou ruptura. Essa mensagem evangélica reflete profundas advertências para todos que querem afastar-se dos comportamentos infelizes e pretendem operar no bem, seguindo os ensinamentos do Cristo. Neste sentido, o Evangelho, para ser integralmente entendido e vivenciado, requer rompimento com os antigos padrões comportamentais, assimilados ao longo das experiências reencarnatórias, aqui representados pelo símbolo “veste velha”.
Costumamos dizer que a grande dificuldade dos ensinos do Cristo é a sua vivência no quotidiano. Buscar a informação é um passo importante pois dá sustentação à fé raciocinada, porém, é um estágio do aprendizado. Sentir e viver, procurar nas entrelinhas das parábolas de Jesus o aprofundamento dos seus ensinos, é o grande desafio.
Atualmente, nesta vivência da pandemia, que nos obriga ao recolhimento mais profundo pelo isolamento social, podemos refletir melhor. Suas palavras esclarecedoras ecoam em nossas mentes e mobilizam as fibras de nossos corações. Cada um sentirá e viverá de acordo com seu entendimento no seu agora. Um ponto importante temos que registrar, um dia, todos viverão no dia a dia e sentirão a vibração elevada do Mestre em seus corações. É lei, todos chegaremos à perfeição relativa através do progresso realizado. Cada um a seu tempo, de acordo com sua busca.
Estamos numa etapa especialmente importante para o progresso da humanidade. Se cada um fizer a sua parte, alguns conscientemente outros por imposição, seja por leis humanas ou leis divinas, ao sair desta grande mexida transformadora, estaremos diferentes.
Para mantermos esta abençoada veste chamada corpo, façamos a grande transformação interna. Façamos nossa parte de mudança. Ao assimilarmos e colocarmos na prática da vida os ensinos de Jesus, não estaremos colocando remendo em roupa velha, e sim construindo uma nova veste para o nosso espírito. E esta veste não estará “rota”, terá a beleza e as fibras renovadas da fé, da esperança.