Pe. Dirceu Ritter – Paróquia São Miguel
Como é bom iniciar um novo ano, desejando-nos mutuamente a tão desejada paz, seja em nossos corações, em nossas famílias, comunidades e no mundo inteiro. E como precisamos de paz! Nos últimos dias, tenho rezado muito para que não tenhamos uma nova guerra mundial, provocada pela tensão entre Irã e Estados Unidos.
Sabemos que a paz não é simplesmente resultado de longos tratados ou de fronteiras respeitadas pelas diversas pontes, mas, sobretudo, fruto de boa vontade, da diplomacia, da justiça e do amor, realidades que manifestam a presença de valores divinos. No mundo competitivo que nos envolve, as pessoas tendem a superar umas às outras e normalmente vencem os que tem mais chances ou recursos. Não poucas vezes isso se realiza em meio a conflitos destruidores de vidas. Outros tantos, ficam sobrando desta competição e nem são contados nas grandes decisões, até são excluídos daquilo que é o mais básico da vida humana digna, agredindo a justiça e ameaçando a paz.
Ao dar os primeiros passos em 2020, sejamos gratos pela vida que continua, pelo novo tempo que se descortina diante de nós, cheio de expectativas e de esperança; agradeçamos uns aos outros por podermos conviver e ter a certeza de que ninguém está só neste mundo. Invocando as bênçãos do Príncipe da Paz, sejamos construtores de Paz e de bem todos os dias de Ano Novo.